sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Convocatória

Foto: Funeral de Alexandros Grigoropoulos. Atenas/Grécia. 2008.

Todo apoio aos estudantes e trabalhadores gregos!

Todo apoio a convocatória internacional!

Pela libertação dos presos e continuidades das lutas!

Pela memória de Alexandros Grigoropoulos e todos os assassinados pelo Estado e Capital!

Ato dia 20/12. às 14:00

Consulado Grego no Rio (Praia do Flamengo, 344)

Ação Direta Estudantil

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Boletim de Outubro 2008


Cartas aos Estudantes e Trabalhadores Gregos


Queremos nos solidarizar e apoiar os Estudantes Gregos na sua luta contra o Estado e o Capital. O assassinato de Alexandros Grigoropoulos em Exarchia foi o estopim para as ações diretas e distúrbios por toda Atenas e depois por toda Grécia. Viemos aqui apoiar as ocupações das escolas e universidades do país, e estamos desde aqui a apoiar a luta pela liberação dos presos e pela continuação das revoltas populares.

A morte de Alexandres é mais uma cometida pelos capitalistas e pelo Estado em todo mundo. Assim, como as mortes nos subúrbio de Paris, no México, no Chile e em outros lugares do mundo. Em todo o mundo empresários e chefes partidários, da esquerda a direita, implementam as mesmas medidas: reformas educacionais para beneficiar as empresas, aumento da repressão contra o povo, aumento do desemprego e da população carcerária. Seja na Europa, na América Latina e na Ásia o povo passa por um verdadeiro massacre impetrado pelas corporações e pelos dirigentes políticos. Os imigrantes na Europa e EUA são massacrados pela política de extermínio. Além disso, não podemos esquecer da população Afro-americana do Katrina. A cada ano as condições de trabalho estão mais precárias e o desemprego aumenta de forma contínua. No Brasil o desemprego entre os jovens passa dos 40%, especialmente entre os jovens negros. Aqui no Rio a política de extermínio nas favelas continua. Na semana passada uma criança de oito anos levou um tiro de fuzil na cabeça.

Não queremos a escravidão, a brutalidade e a fome. Que a luta de vocês sirva de exemplo. Todo apoio e solidariedade à luta do povo grego. Que sejam queimados prédios do Estado, políticos, empresários e sedes das corporações.

A Violência do Povo contra a ganância dos Ricos é Justa

Só Ação Direta muda à vida!

Viva a Revolução Social!

Saudações Classistas e combativas,

Ação Direta Estudantil

Rio de Janeiro/Brasil, 17 de Dezembro de 2008

Letters to Students and Workers Greeks

We want to commiserate and support the students Greeks in their fight against the State and Capital. The murder of Alexandros Grigoropoulos in Exarchia was the fuse for direct actions and disturbances around Athens and then throughout Greece. We came here to support the occupation of schools and universities in the country, and since we are here to support the struggle for liberation of prisoners and the continuation of the popular revolts.
The death of Alexander is another committed by capitalists and the rule around the world. So, as the deaths in the suburb of Paris, in Mexico, Chile and elsewhere in the world. Around the world business leaders and supporters, from left to right, implement the same measures: educational reform to benefit businesses, increased repression against the people, rising unemployment and the prison population. Whether in Europe, Latin America and Asia the people passing through a real massacre brought by corporations and by political leaders. Immigrants in Europe and U.S. are massacred by the policy of extermination. Moreover, we can not forget the African-American population of Katrina. Each year the working conditions are more precarious and unemployment increases continuously. In Brazil unemployment among young persons of 40%, especially among young blacks. Here in Rio the policy of extermination in the slums continues. Last week a child of eight years was shot in the head of rifle.

We do not want to slavery, the brutality and hunger. That the fight will serve as an example of you. All support and solidarity to the struggle of the Greek people. What are burned buildings of the state, politicians, businessmen and corporate headquarters.

The Violence of the people against the greed of the rich is Fair!

Only Direct Action to change your life!

Long live the Social Revolution!

Greetings class and fought,

Student Direct Action (Ação Direta Estudantil)

Rio de Janeiro / Brazil, Dec. 17, 2008

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Carta aos estudantes classistas e combativos do DF

Queremos nos solidarizar e apoiar a iniciativa dos estudantes de Brasília na construção da Plenária do movimento estudantil combativo que será realizada no dia 13 de dezembro de 2008. Num momento em que o governismo e o reformismo assola o movimento estudantil com suas práticas burocráticas e centralizadoras que desmobilizam o movimento, a realização desta plenária faz se importante para organizarmos e pensarmos no movimento classista e combativo para as lutas do ano que vem e uma estratégia de propaganda e mobilização dos estudantes.

Saudações Classistas e combativas,

Ação Direta Estudantil

Niterói, 10 de dezembro de 2008

Solidariedade à Brandão USP

Carta de Solidariedade

Queremos nos solidarizar ao companheiro Claudionor Brandão, trabalhador da USP e dirigente sindical do Sindicato de Trabalhadores da Universidade de São Paulo (USP) que foi demitido por motivações políticas, por participar e organizar greves e manifestações por melhores condições de trabalho e estudo. Esta medida da reitora Sueli apoiada pelos governos de Alckmin e Serra tem como objetivo combater as mobilizações recentes da universidade, como a ocupação de 2007, tentando dessa maneira intimidar qualquer ação dos estudantes, professores e trabalhadores classistas e combativos.

Apoiamos toda a luta pela readmissão incondicional e imediata e que siga adiante a construção da unidade dos trabalhadores da USP com os estudantes e professores para continuar a luta contra a burocracia universitária, o sucateamento,e a privatização da universidade.

Saudações Classistas e Combativas,

Ação Direta Estudantil

Niterói, 14 de dezembro de 2008

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Memória do Movimento Estudantil

Eduardo Collen Leite, o Bacuri
PRESENTE!



Eduardo fez seus estudos em São Paulo, para onde sua família se mudou.

Muito jovem começou sua militância política, integrando-se à POLOP.

Em 1967, foi incorporado ao Exérctio, servindo na 7ª Companhia de Guarda e, posteriormente, no Hospital do Exército, no bairro do Cambuci.

Em 1968, vinculou-se à Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), da qual se retirou para fundar a Rede Democrática (REDE), em abril de 1969. Posteriormente, Eduardo, juntamente com outros componentes dessa organização, passaram para a Ação Libertadora Nacional (ALN).

O assassinato de Eduardo Leite, o “Bacuri” é um dos mais terríveis dos que se tem notícia, já que as torturas a ele infligidas duraram 109 dias consecutivos, deixando-o completamente mutilado.

Foi preso no dia 21 de agosto de 1970, no Rio de Janeiro, pelo delegado Sérgio Fleury e sua equipe, quando chegava em sua casa. Passou pelo CENIMAR/RJ e DOI-CODI/RJ, onde foi visto pela ex-presa política Cecília Coimbra, já quase sem poder se locomover.

Do local da prisão, Eduardo foi levado a uma residência particular onde foi torturado. Seus gritos e de seus torturadores chamaram a atenção dos vizinhos, que avisaram a polícia. Ao constatarem de que se tratava da equipe do delegado Fleury, pediram apenas para que mudassem o local das torturas.

Após ser torturado na sede do CENIMAR, no Rio de Janeiro, Eduardo foi transferido para o 41° Distrito Policial, São Paulo, cujo delegado titular era o próprio Fleury.

Novamente transferido para o CENIMAR/RJ, Eduardo permaneceu sendo torturado até meados de setembro, quando voltou novamente para São Paulo, sendo levado para a sede do DOI/CODI. Em outubro, foi removido para o DEOPS paulista, sendo encarcerado na cela 4 do chamado “ fundão” (celas totalmente isoladas).

No dia 25 de outubro, todos os jornais do país divulgaram a nota oficial do DEOPS/SP relatando a morte de Joaquim Câmara Ferreira (Comandante da ALN), ocorrida em 23 de outubro. Nesta nota, foi inserida a informação de que Eduardo Leite havia conseguido fugir, sendo ignorado seu destino. Foi encontrado nos arquivos do DOPS, a transcrição de uma mensagem recebida do DOPS/SP pela 2ª seção do IV Exército, assinada pelo coronel Erar de Campos Vasconcelos, chefe da 2ª Seção do II Exército, dizendo “que foi dado a conhecer a repórteres da imprensa falada e escrita o seguinte roteiro para ser explorado dentro do esquema montado”. O tal roteiro falava da morte súbita de Câmara Ferreira após ferir a dentadas e pontapés vários investigadores. E mais adiante diz “Eduardo Leite, o ‘Bacuri’, cuja prisão vinha sendo mantida em sigilo pelas autoridades, havia sido levado ao local para apontar Joaquim Câmara Ferreira (..).