segunda-feira, 25 de maio de 2009

Protesto estudantil em Turim contra o G8 Universidades



[Milhares de estudantes protestaram nesta terça-feira (19) contra a crise econômica que também afeta as universidades nos arredores da cúpula do G8 Universidades, que contou com a participação de reitores de mais de 40 instituições de 19 países. A intenção dos estudantes era fechar o encontro, mas foram impedidos pelas forças policiais.]

Os manifestantes lançaram pedras e esvaziaram extintores contra a polícia em Turim, durante uma reunião entre 40 reitores de universidades dos países que compõe o G-8 e 19 países em desenvolvimento e industrializados, em Castelo de Valentino.

A policia antidistúrbios respondeu à manifestação com repressão e bombas de gás lacrimogêneo. O confronto foi violento, e durou cerca de meia hora. Milhares de manifestantes, cerca de 10 mil, em sua maioria, estudantes universitários, tomaram as ruas de Turim em protesto à cúpula de reitores. Estudantes de outros países se uniram aos italianos desde a Grécia, Países Baixos e até Inglaterra. Alguns tentaram atacar sedes de bancos. No final, o saldo de 19 policiais e alguns manifestantes feridos, e outros detidos.

Era o segundo dia de protestos no centro de Turim, que tiveram seu início na segunda-feira. Foi chamado um contingente de 1000 policiais para ?controlar? aos estudantes. Turim estava completamente blindada e era impossível andar de carro pelas ruas do centro da cidade. Um estudante italiano explicou o porquê dos protestos. Afirmou que estavam denunciando a ilegitimidade deste encontro e das decisões que estão sendo tomadas por eles. ?O conhecimento, ao longo dos anos está se convertendo em uma mercadoria, e as decisões ?globais? de uma minoria, está explorando e orientando o caminho das pesquisas científicas?, contou.

Outra estudante afirmou que havia ido a Turim porque não estava satisfeita com a forma de funcionamento das universidades. Disse: ?Esta é uma manifestação para chamar um tipo diferente de universidade, para fazer com que os responsáveis pela crise assumam suas responsabilidades e não descarregá-las debilmente às camadas mais pobres da sociedade, como estudantes, trabalhadores assalariados e suas famílias.?

Os enfrentamentos em Turim serviram também para se discutir a segurança do encontro do G-8 que ocorrerá na Itália nos dias 8, 9 e 10 de julho. Inicialmente, o lugar escolhido foi a ilha da Sardenha, mas desde o terremoto, o lugar havia sido mudado para L Áquila com a finalidade de atrair recursos para a região.

Fotos: http://piemonte.indymedia.org/article/5012

Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=waqkOYQ4sB8

http://www.youtube.com/watch?v=0VbGKU6HHuk

http://www.youtube.com/watch?v=pnw672H66gI

Nenhum comentário: