sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Organize-se para a luta já!



Diante da difícil situação em que se encontra o movimento estudantil, afundado em práticas legalistas e colaboracionistas, que não levam ao rompimento de fato com o governismo e o reformismo, alguns estudantes reunidos em torno de uma proposta combativa e que participaram do CNE(Congresso Nacional de Estudantes) conseguiram neste atuar com um eixo comum, denunciando a política do campo majoritário(composto pelo PSTU e correntes do PSOL), que defendia a fundação de uma entidade estudantil, sem romper efetivamente com a UNE(que há muito está vendida ao governo)no caso do primeiro, ou sequer defendiam a ruptura com esta entidade governista, no segundo caso.
Os estudantes combativos em contrapartida defendem a ruptura concreta com a UNE e negam qualquer atrelamento ao governo. Assim como defendem a democracia de base e o método da ação direta em oposição ao parlamentarismo estudantil, que se dá na manutenção de cargos burocráticos através de acordos de cúpulas, seja em entidades do movimento estudantil ou nos conselhos universitários, levando o movimento a seguidas derrotas, pois deixa em segundo plano a organização dos estudantes para a luta direta, canalizando as mobilizações , para eleições ou negociação com a burocracia acadêmica.
A proposta dos estudantes combativos vem se materializando através da RECC( Rede Estudantil Classista e Combativa) que aglutina estudantes de diferentes partes do país, através da atuação nas entidades de base e oposições, tendo por base o CLASSISMO, A AÇÃO DIRETA, DEMOCRACIA DE BASE, A LUTA ANTI-GOVERNISTA E ANTI-REFORMISTA. Pois entendemos que o estudante assim como os trabalhadores, são uma fração da classe e devemos ter uma linha clara de atuação para combater o avanço burguês, o sucateamento das escolas e universidades e elitização do ensino,que se dá principalmente no acesso ao ensino superior. Isso é possível se nos lançarmos a luta como filhos e membros da classe trabalhadora, fortalecendo uma verdadeira retaguarda para o movimento sindical-popular. E nossa união com a classe trabalhadora não pode ficar em abstrato, mas sim se realizar nas nossas ações impulsionadas pelo sentimento classista.
Chamamos a todos os estudantes, sinceros lutadores, que desejam agir contra os ataques dos empresários, governos e seus lacaios, para construir uma educação que sirva verdadeiramente ao povo e não a burguesia!

NEM ENEM, NEM VESTIBULAR: LIVRE ACESSO JÁ!
POR UMA EDUCAÇÃO QUE SIRVA AO POVO!
CONSTRUIR A LUTA PELA AÇÃO DIRETA!
AVANTE REDE ESTUDANTIL CLASSISTA E COMBATIVA!

Contato: http://redeclassista.blogspot.com/
este documento foi feito por estudantes da UFF que compõem a RECC.

Nenhum comentário: